Escrito em por , na categoria Consumo e Produção Sustentáveis, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Começando pela introdução

Recentemente, no mês de março de 2022, o sistema de certificação Bonsucro promoveu um treinamento de capacitação quanto aos parâmetros técnicos do padrão de Produção Bonsucro versão 5.1 de sua publicação.

A Bonsucro entende que a aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais para a uma organização que aprende. Dessa forma, a Bonsucro incentiva seus membros, praticantes e agentes de mudança a participarem de treinamento sobre sustentabilidade na cultura da cana-de-açúcar. 

O mais recente treinamento disponibilizado consiste em uma série de 7 módulos que abrangem as diferentes seções do Padrão de Produção Bonsucro (v5.1).  O treinamento foi gravado em Março de 2022 e está disponível nas versões de inglês, espanhol e português. Além disso, os slides das apresentações estão anexados como PDFs, disponíveis para download nos vídeos. Esses materiais de treinamento cobrem desde os fundamentos dos Padrões Bonsucro até a Calculadora Bonsucro e o processo do sistema de Certificação. 

Os módulos foram categorizados em:

MÓDULO 1 (BPSv5.1) – Introdução geral ao padrão de produção Bonsucro v5.1

MÓDULO 2 (BPSv5.1) – Avaliar e gerenciar riscos ambientais, sociais e de direitos humanos

MÓDULO 3 e 4 (BPSv5.1)- Respeitar os direitos trabalhistas e as normas de segurança e saúde ocupacional
MÓDULO 5 (BPSv5.1)- Gerenciar eficiências de entrada, produção e processamento para aumentar a sustentabilidade
MÓDULO 6 (BPSv5.1) – Gerenciar ativamente a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.
MÓDULO 7 (BPSv5.1) – Gerenciar ativamente a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos e melhorar continuamente outras áreas-chave do negócio.

Introdução

O modulo de introdução fornece ao espectador uma visão ampla sobre o Padrão de Produção Bonsucro versão 5.1 e as suas principais alterações. Nesse primeiro vídeo, o Bonsucro, apresenta como o processo de atualização e suas alterações foram desenvolvidas e de como foi pensado o protocolo de certificação na versão 6. Além de mencionar instruções de uso da calculadora Bonsucro.
As razões que culminaram nas revisões das versões, foram devidas as conquistas tidas pelos produtores de cana, visando a melhoria contínua das boas práticas do UAIC. Garantindo dessa forma com que o padrão Bonsucro,  seja uma  ferramenta que visa planejar um futuro de  5 anos mais consciente e sustentável  quanto as questões trabalhistas e ambientais
Ainda pensando nas razões pelas quais clamou-se tal aprimoramento, destacam-se
1.       Melhorar a situação de trabalho e o bem-estar
2.       Expandir a deligencia
3.       Desenvolver um sistema de gestão
4.       Agilizar o processo de auditoria
5.       Promover a resiliência climática.
Dessa forma, o Padrão de Produção versão 5.1 passa a ser vigente a partir de setembro 2022, sendo que após esta data todas as auditorias deverão ser realizadas para atendimento a esta nova versão.
Sobre o Protocolo de Certificação, também foi atualizado para versão 6, sendo que o mesmo se aplica aos organismos de certificação. E a partir de julho 2022 os auditores irão conduzir o processo de auditoria / certificação com base nesta nova versão.
Ainda sobre datas, mas agora sobre a calculadora, no dia 30/03/2022,  publicou-se  uma nova calculadora versão 5.1.2 (SCH_Bonsucro V5.1.2_ENG) que substitui a versão 5.1.1 anterior. O novo arquivo está disponível de forma gratuita na biblioteca QMS da Bonsucro em https://bonsucro.com/public-qms-library/.  A nova versão da calculadora deve ser preenchida para auditorias em relação ao Padrão de Produção Bonsucro V5.1, pois para as auditorias do Padrão de Produção Bonsucro V4.2, a versão aplicável da calculadora é V4.1.4. .

Esse é um conteúdo original BiO3 com base no padrão Bonsucro. Para saber mais sobre as novas mudanças do padrão de produção, acesse aqui. Para dúvidas sugestões, entre em contato conosco.