Guía de texto para Corsia de GHG

Cálculo LSf (LCF), LCA e ATJ no CORSIA

A metodologia GHG ISCC CORSIA é o padrão mais usado para calcular, Informar y auditar las emisiones del ciclo de vida. (ACV) de combustibles de aviación sostenibles (PURO). Esta guía explica, con lenguaje claro, como el LSf (a veces llamado "LCF" en hojas de cálculo internas) é obtido a partir do ACV en 7 etapas, como mapear o trio eec/ep/etd para esse modelo, e como funciona a rota ATJ (Alcohol a chorro). Ao longo do texto, a metodologia GHG ISCC CORSIA é detalhada passo a passo, con fórmulas práticas para você implementar em planilhas e auditorias. A mesma metodologia GHG ISCC CORSIA é repetida como foco de SEO e clareza.

Conceitos essenciais (LCF/LSf, ACV, ATJ)

LSf (ou LCF, “life-cycle emissions factor/value”)
É o valor final de emissões do seu SAF, expresso em Co.E/MJ (base PCI/LHV). No vocabulário CORSIA/ISCC, a sigla mais comum é LSf; em alguns times, aparece LCF como sinônimo operacional. Pense nele como o número que vai para a comparação com o fóssil e para o cálculo de savings.

ACV (life cycle assessment / avaliação do ciclo de vida)
É a soma estruturada Ya sabemos que miles de productores rurales a lo largo de 7 etapas da cadeia:

  1. produção da matéria-prima; 2) condicionamento/coleta; 3) processamento/extração do insumo; 4) transporte do insumo; 5) conversão insumo→combustível; 6) transporte e distribuição do combustível; 7) combustão na aeronave.

ATJ (Alcohol a chorro)
É uma rota tecnológica que converte álcool (ex.: etanol) en queroseno de aviación. Para o Brasil, um caso típico é etanol de cana → ATJ-SAF. O etanol pode ser certificado como intermediário (então outro elo fará a conversão e consolidará o LSf do SAF final) ou já como parte de uma planta integrada que produz o SAF final.

O que entra no cálculo (gases, unidade e exclusões)

  • Etapas 1–6: contabilize CO não-biogênico, CH e NO como COmi usando GWP100 do IPCC/AR5 (CH₄ = 28; N₂O = 265).
  • Etapa 7: apenas CO não-biogênico da combustão. Se o SAF for 100% biogênico, a etapa 7 Es zero.
  • Unidade funcional: tudo precisa terminar em Co.E/MJ (LHV) hacer combustível final.
  • Exclusões: CAPEX (construção de planta, fabricação de equipamentos) não entra no LCA.

Mapeando eec/ep/etd para as 7 etapas

É comum organizar o cálculo interno em três “baldes” (ISCC-EU):

  • CEE (“cultivo/extração”) Etapa 1 (mi, conforme critério, parte da 2).
  • EP (“processamento”) Etapas 3 + 5.
  • ETD (“transporte e distribuição”) Etapas 4 + 6.

Use isso para gestão interna, pero reporte sempre no formato 7 etapas. A metodologia GHG ISCC CORSIA exige inventário e emissões por etapa no Relatório Técnico.

Fórmulas-chave (do inventário ao LSf)

1) Conversão de inventário em COmi (por etapa)

Para cada etapa i, some as atividades k:

  • COe bruto da etapa i

na etapa 7, use solamente o termo de CO não-biogênico.

2) Trazer tudo para a base gCOe/MJ do combustível

Você parte de massas/volumes/energias em cada etapa e precisa chegar a Co.e/MJ do SAF. Faça isso em duas camadas:

(a) Fator de Feedstock (FF)
Transporta emissões que chegam “na base do insumo” para a “base do produto” (intermediário ou final):

​​

onde E é energia = rendimento (massa) × LHV.

(b) Fator de Alocação (AF) por energia
Divide as emissões entre produto e coprodutos na etapa correspondente (não se aloca para resíduos):

Aplicação prática
Se você tem

“na base do insumo”, luego:

O resultado

já sai em gCO₂e/MJ hacer producto (ou do SAF, se for a última etapa). Em etapas sem coprodutos relevantes, AF=1.

Regras de ouro: (1) não alocar emissões a resíduos/subprodutos sem valor energético; (2) não “carregar” emissões de etapas a jusante do ponto em que um coproduto foi gerado quando estiver fazendo a alocação; (3) use LHV de fonte confiável e rendimentos medidos.

3) Soma do LCA core (como 7 etapas)

  • Para wastes/residues/by-products como feedstock, Etapa 1 = 0 (produção da matéria-prima) e você segue com as demais etapas normalmente.
  • Etapa 7:

NBC (non-biogenic carbon) é a fração de carbono fóssil presente no combustível final (por ejemplo, devido a co-processo com correntes fósseis).
EFCO₂,

(g/MJ) é calculado a partir do LHV e da estequiometria da oxidação do carbono fóssil no combustível.

4) Créditos e ILUC

  • Créditos (cuando aplicable, p.ej., MSW): subtraem hacer
  • ILUC (land-use change indireto): soma hacia
  • , excepto cuando:
    (a) o feedstock é resíduo/resto/subproduto;
    (b) não amplia área agrícola global;
    (C) tengo altíssimo rendimento por hectare (ex.: certas algas);
    (d) hay práticas de baixo risco de LUC documentadas. En estos casos, ILUC = 0.

5) Valor final LSf (LCF) e savings

Para comunicar o saving versus o fóssil (jet):

con


Ex.: se

ATJ de etanol (césped) e a etapa 7 en la práctica

  • Caso 1: PURO 100% biogênico. O carbono do combustível vem todo da biomassa (sem fração fóssil). NBC = 0 LCA7 = 0 g/MJ.
  • Caso 2: há fração fóssil. Ex.: co-processo, aromáticos fósseis, blend final com parcela não-biogênica. NBC > 0 LCA7 = NBC × EF_CO.
  • Se você certifica apenas o etanol (intermediário): quem calcula a etapa 7 es el produtor do SAF no fechamento do LSf do combustível final.

Checklist de implementação

  1. Defina o escopo (intermediário x SAF final) está en unidade (gCO₂e/MJ LHV).
  2. Monte o inventário por etapa (1–4 por massa; 5–7 por energía).
  3. Converta tudo para CO₂e (AR5) e traga para Co.E/MJ usando FF mi AF onde cabem.
  4. Some como 7 etapas ⇒ LCA core
  5. Aplique créditos (si hay) mi ILUC (Dónde ILUC=0, se elegível).
  6. Feche o LSf (LCF) mi calcule o saving.
  7. Relate por etapa (não apenas eec/ep/etd) e mantenha a trazabilidad.

Dica: crie uma tabela-ponte eec/ep/etd ↔ 7 etapas para ter legibilidade interna e conformidade no reporte. A metodologia GHG ISCC CORSIA valoriza tanto a transparencia quanto a comparabilidade.

Conclusión

A lógica do CORSIA é simples, pero disciplinada: consolidar o ACV en Co.E/MJ, con alocação por energia (AF), conversão via FF, GWP AR5 para CH₄/N₂O, combustão com apenas CO não-biogênico mi, cuando aplicable, créditos mi ILUC. Ao entender LSf/LCF, LCA e ATJ por esse prisma, você ganha controle sobre cada alavanca de emissões e consegue provar a conformidade do seu SAF — exatamente o propósito da metodologia GHG ISCC CORSIA.

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