A ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para implementar um sistema de gestão da qualidade auxiliando as empresas a aumentar sua eficácia para alcançar os resultados pretendidos e tem foco na satisfação do cliente.
Objetivos chaves para a nova versão da norma – ISO 9001:2015
- Fornecer núcleo estável de requisitos para os próximos 10 anos ou mais;
- Manter o foco atual em gestão eficaz de processos para produzir os resultados desejados;
- Aplicar Anexo SL para melhorar a compatibilidade e alinhamento com outras normas do sistema de gestão ISO;
- Facilitar a implementação eficaz e avaliação de conformidade através das auditorias de 1ª, 2ª e 3ª parte.
As principais mudanças da norma – ISO 9001:15
- Adoção do anexo SL (Estrutura de Alto Nível), que define os requisitos e a estrutura da norma;
- Escopo;
- Referências Normativas;
- Termos e Definições (ampliado);
- Contexto da Organização (SGQ);.
- Liderança (Responsabilidade da Direção);
- Planejamento (Responsabilidade da Direção);
- Suporte (Gestão de Recursos);
- Operação (Realização do Produto).
- Avaliação do Desempenho (Medição, Análise e Melhoria);
- Melhoria (Medição, Análise e Melhoria).
- Requisito explícito de pensamento baseada no risco para apoiar e melhorar a compreensão e aplicação da abordagem de processo;
- Menos requisitos prescritos;
- Menor ênfase em documentos;
- Mais requisitos para a alta direção e demais níveis gerenciais;
- “Aquisição de bens e serviços”, incluindo processos terceirizados;
- “Informação documentada” ao invés de “documentos e registros”;
- Novas cláusulas tais como:
- “4.1. Entendendo a organização e seu contexto”;
- “4.2. Entendendo as necessidades e expectativas das partes Interessadas”;
- 6.1. “Ações para tratar riscos e oportunidades”.
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