2_bio3_preto
Search
Close this search box.
PortuguêsEnglishEspañol
Search
Close this search box.

Atualizações no Princípio 3 do Padrão de Produção Bonsucro

O Princípio 3 do padrão de Produção Bonsucro na versão 5.1 é “Gerenciar a entrada, produção e processamento de eficiências para melhorar a sustentabilidade”. Se continuada a leitura do Padrão mais recente, poderá se observar que o critério 3.1 continuou semelhante, consiste em “monitorar a eficiência da produção e do processo, medir os impactos da produção e do processamento para melhorias ao longo do tempo”. Vale ressaltar que o Princípio 3 na versão anterior é “administre os insumos, a produção e a eficiência de processamento para garantir a sustentabilidade”. Assim, observa-se mais um exemplo de que o intuito continua o mesmo, porém houve adição de certos indicadores.

Em ambas as versões se observam o indicador como o rendimento da produção, que objetiva a maximização do rendimento considerando as condições climáticas em que a cana é cultivada. O indicador foi desenvolvido através da observação das relações de produção de cana para o consumo de água obtida pelos 50% dos produtores com melhor desempenho em cada zona climática para cana sequeira e irrigada separadamente. Como mencionado, alguns novos indicadores foram adicionados no critério 3.1, como o teor de açúcar da cana recuperável teórico (padrão é >10%), o Teor total de açúcares fermentáveis da cana, expresso como invertido (TSAI), com padrão > 120Kg/t cana e Eficiência das operações de colheita (padrões < 16 para colheita por máquina, < 24 colheita verde manual, < 48 colheita de cana queimada).

Emissões de Gases de Efeito Estufa e Calculadora Bonsucro

No critério 3.2 os Padrões também se assemelham, buscando monitorar emissões de gases de efeito estufa visando minimizar os impactos sobre a mudança do clima. O objetivo é estimar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o processo de crescimento e processamento da cana-de-açúcar. Trata-se de um cálculo que abrange campo e usina, com base na Avaliação do Ciclo de Vida do processo. A carga de aquecimento global é expressa como o equivalente líquido de emissão de dióxido de carbono com relação à quantidade de cana produzida, a quantidade de açúcar produzido, ou o teor de energia de etanol. A implementação consiste na coleta dos dados de entrada necessários para o cálculo conforme listadas na Calculadora Bonsucro. Uma descrição detalhada do que está envolvido no cálculo é dada pela mesma calculadora. Para calcular as emissões de GEE, a Calculadora Bonsucro utiliza uma série de fatores de conversão padrão aplicados para converter o uso de energia em emissões de GEE expressas em equivalente a CO2.

Os dados que exercem influência mais substancial sobre o cálculo das emissões de GEE são:

✓ Exportação e importação de energia;

✓ Rendimento da cana e recuperação de fábrica;

✓ Quantidade de fertilizante e insumos químicos, particularmente o fertilizante N;

✓ A extensão da queima da cana;

✓ As quantidades de quaisquer combustíveis suplementares adquiridos;

✓ Entrada de energia para irrigação;

✓ Distâncias de transporte da cana.

Além da emissão de GEE a calculadora Bonsucro permite o cálculo de outros indicadores. Os indicadores da Bonsucro são calculados em páginas diferentes para os princípios 1, 2, 3, 4 e 5, e separados entre exigências da área agrícola e industrial.

Para seguir corretamente as exigências do Padrão de Produção Bonsucro, no quesito calculadora Bonsucro, a empresa deve inserir seus dados em uma planilha. Os dados são referentes a agricultura, transporte de cana, moagem e processamento, uso de água, entre outros.

Trabalho realizado pela biO3

Com isso, vale destacar o trabalho realizado pela biO3 para/ com as certificações socioambientais. Nesse caso, a biO3 dá o suporte necessário a empresa interessada a seguir a certificação, se comprometendo desde o treinamento e explicação de todo o processo, até (como no exemplo citado) a inserção dos dados da empresa na calculadora, dando seguimento ao trabalho de tal cálculo, seguindo o objetivo das certificações, de  comunicar aos stakeholders que a organização segue boas práticas, seja para demonstrar internamente na organização a sua forma de ser ou externamente para a sociedade em geral.

Para saber mais sobre a plataforma Bonsucro, seu Padrão de Produção e a calculadora Bonsucro, acesse aqui.

Esse é um conteúdo original BiO3. Para saber mais sobre as atualizações do Padrão Bonsucro e o trabalho realizado pela biO3, como onde e como atuamos, acesse aqui. Para dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco.