O certificado ISCC Plus é um programa voluntário relacionado com a bioeconomia e a economia circular para alimentos, rações, produtos químicos, plásticos, embalagens, têxteis e matérias-primas renováveis obtidas a partir do processo de utilização de fontes de energia renováveis que cobrem os mesmos requisitos da Certificação ISCC UE, mas pode ser adaptada para atender às necessidades de diferentes mercados e aplicações específicas.
A economia circular é um modelo econômico que busca eliminar o desperdício e promover a sustentabilidade através da reutilização e eficiência dos recursos. Diferente da economia linear, que segue o padrão de “extrair, produzir, descartar”, a economia circular propõe um ciclo contínuo, onde os resíduos são reintegrados ao processo produtivo como insumos para novos produtos.
Os principais princípios da economia circular incluem:
- Eliminar o desperdício e a poluição desde o início.
- Manter produtos e materiais em uso.
- Regenerar sistemas naturais.
Esse modelo visa não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também criar um sistema econômico mais resiliente e sustentável a longo prazo.
O ISCC EU e o ISCC Plus
O ISCC opera diferentes sistemas de certificação para diferentes mercados. Alguns exemplos desses sistemas são ISCC EU e o ISCC Plus. O ISCC EU é um sistema de certificação para demonstrar conformidade com os requisitos legais de sustentabilidade especificados na Renewable Energy Directive (RED) II. O ISCC Plus é um sistema de certificação para todos os mercados e setores não regulamentados pelo RED II, como os mercados de alimentos, rações ou energia e para diversas aplicações industriais.
Os materiais cobertos pelo ISCC Plus
Sob o ISCC Plus, os seguintes materiais que contribuem para o desenvolvimento da Economia Circular e Bioeconomia podem ser certificados:
- Todos os tipos de matérias-primas agrícolas e florestais
- Restos/resíduos biogênicos
- Materiais não fósseis
- Materiais circulares
- Outras matérias-primas não convencionais
Além disso, todos os materiais abrangidos pelo ISCC EU ou ISCC CORSIA também podem ser certificados pelo ISCC Plus. A certificação de materiais e produtos não declarados em nenhuma dessas listas é potencialmente possível após consulta e confirmação pelo ISCC. As respectivas listas de materiais indicam as informações relevantes necessárias ao enviar solicitações de materiais ao ISCC.
As listas de materiais elegíveis não são exaustivas. O objetivo é padronizar/harmonizar as descrições de materiais usadas pelos usuários do sistema em certificados ISCC. Os usuários do sistema devem aderir à lista de materiais do respectivo esquema ISCC que empregam.
O ISCC Plus, a Rastreabilidade e a Cadeia de Custódia
De acordo com a ISO, o termo ‘rastreabilidade’ descreve a capacidade de identificar e rastrear a origem, histórico de processamento, distribuição e localização de produtos e materiais por meio de cadeias de suprimentos. A rastreabilidade inclui o requisito de ser capaz de rastrear fisicamente produtos e materiais por meio de cadeias de suprimentos, mas também de ser capaz de dizer de que produtos são feitos e como eles foram processados.
‘Cadeia de custódia’ é um processo pelo qual entradas e saídas e informações associadas são transferidas, monitoradas e controladas à medida que se movem por cada etapa da cadeia de suprimentos relevante (ISO 22095:2020). Isso fornece credibilidade de que um determinado lote de material ou produto está associado a um conjunto de características específicas (por exemplo, em relação à sustentabilidade) e que as informações sobre as características específicas vinculadas ao material ou produto são transferidas, monitoradas e controladas.
O ISCC Plus, a Reciclagem e a Reciclabilidade
Sendo uma certificação identificada a economia circular o ISCC Plus está intimamente relacionado a indústria da reciclagem do resíduo pós-consumo.
O ISCC apoia o desenvolvimento da economia circular e, consequentemente, apoia a reutilização, recuperação e reciclagem com sua abordagem de certificação.
O conceito de economia circular visa a transição das atuais cadeias de valor lineares da nossa economia para uma forma circular. Isso significa que a atividade econômica deve ser desvinculada do uso de recursos finitos, levando à ideia de manter materiais e produtos em uso. Idealmente, nenhum resíduo é gerado, mas o material é reutilizado, recuperado ou reciclado.
O conceito de Reciclabilidade envolve requisitos tais como dificuldade de coleta, custo da operação, indisponibilidade de tecnologia e a falta de iniciativas para superar estes desafios, que podem fazer da reciclagem de um material específico, industrialmente viável ou não, é mais um componente do quadro da economia circular.
A Canguru e a ISCC Plus
Neste contexto, a empresa catarinense do segmento de embalagens plásticas flexíveis Canguru Embalagens, cruzou vários destes gargalos, e com tecnologia inovadora na transformação de resíduos plásticos em resina, que é novamente utilizada de matéria prima para um novo produto plástico, demonstrou rastreabilidade em sua cadeia de produção e compromisso de seu processo com a sustentabilidade e a economia circular, desta forma obtendo condições para ser a primeira empresa de seu segmento com capital 100% nacional, a obter a certificação ISCC Plus.
Conheça este case de sucesso aqui
E conheça mais sobre as certificações ISCC em nosso BLOG
E na página oficial ISCC Plus