O Grupo de Trabalho sobre Divulgações Financeiras Relacionadas com a Natureza (TNFD) desenvolveu um conjunto de recomendações e orientações de divulgação que incentivam e permitem que as empresas avaliem, reportem e ajam sobre as suas dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza.
As recomendações e orientações permitirão que as empresas e as finanças integrem a natureza na tomada de decisões. O nosso objetivo é apoiar uma mudança nos fluxos financeiros globais, afastando-se dos resultados negativos para a natureza e aproximando-os de resultados positivos para a natureza, alinhados com o Quadro Global para a Biodiversidade.
Não existe uma maneira única de começar com as recomendações TNFD, pois cada organização é diferente e terá, portanto, o seu próprio caminho para a adoção. Mas, como acontece com todo caminho, dar o primeiro passo é o mais importante.
Esta orientação inclui um conjunto de etapas principais que sua organização deve considerar ao começar, e conselhos sobre como abordar alguns dos aspectos práticos ao se preparar para avaliar e divulgar os quatro pilares de divulgação do TNFD.
As divulgações recomendadas para todos os setores estão estruturadas em torno destes quatro pilares:
- Governança
Divulgar a governança da organização relativamente às dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza.
- Descrever a supervisão do conselho
- Descrever o papel da gestão
- Descrever as políticas de direitos humanos e as atividades de envolvimento da organização, bem como a supervisão pelo conselho e pela gestão, no que diz respeito aos Povos Indígenas, Comunidades Locais, afetados e outras partes interessadas, na avaliação e resposta da organização a dependências, impactos e riscos relacionados com a natureza e oportunidades.
- Estratégia
Divulgar os efeitos das dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza no modelo de negócio, estratégia e planeamento financeiro da organização, sempre que tal informação seja material.
- Descreva as dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza que a organização identificou a curto, médio e longo prazo.
- Descrever o efeito no modelo de negócio, na cadeia de valor, na estratégia e no planeamento financeiro da organização, bem como quaisquer planos de transição ou análises em vigor.
- Descrever a resiliência da estratégia da organização aos riscos e oportunidades relacionados com a natureza, tendo em consideração diferentes cenários.
- Gestão de riscos e impactos
Entender o processo utilizado pela organização para identificar, avaliar, priorizar e monitorar dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados à natureza.
- Descrever os processos da organização relacionados com a natureza na(s) sua(s) cadeia(s) de valor a montante e a jusante.
- Descrever os processos da organização para monitorizar.
- Descrever como os processos de identificação, avaliação, priorização e monitorização dos riscos relacionados com a natureza são integrados e informam os processos globais de gestão de riscos da organização.
- Métricas e metas
Divulgar as métricas e metas utilizadas para avaliar e gerenciar dependências, impactos, riscos e oportunidades materiais relacionados à natureza.
- Divulgar as métricas utilizadas pela organização para avaliar e gerir riscos e oportunidades materiais relacionados com a natureza, em linha com a sua estratégia e processo de gestão de riscos.
- Divulgar as métricas utilizadas pela organização para avaliar e gerenciar dependências e impactos na natureza.
- Descrever as metas e objetivos utilizados pela organização e o seu desempenho em relação a estes.
Sete passos principais para começar e aumentar a ambição de divulgação da TNFD ao longo do tempo
Principais áreas de foco
- A importância da saúde e da resiliência da natureza para as sociedades, economias, negócios e finanças
- Uma introdução à compreensão da natureza e dos negócios
- Esboço do quadro de divulgação do TNFD
- Fundamentos conceituais e requisitos gerais para divulgações relacionadas à natureza
- 14 divulgações recomendadas
- Visão geral da arquitetura de métricas e conjunto recomendado de métricas de divulgação
Principais resultados
- Importância da natureza e da sua biodiversidade para os negócios e as finanças
- Adequação das recomendações da TNFD para organizações de todos os tamanhos, setores e cadeias de valor
- Como as recomendações da TNFD podem ajudar as instituições empresariais e financeiras a integrar questões relacionadas com a natureza na tomada de decisões, gestão de riscos e divulgações
Por que adotar as recomendações da TNFD
Com a degradação da natureza, as ações que visam conservação, restauração e uso de forma sustentável, os riscos e oportunidades significativos para negócios, finanças e a sociedade, tanto agora como no futuro tem que ser considerados. Apesar de sua importância econômica e financeira, poucas organizações têm avaliado e divulgado sistematicamente suas questões relacionadas à natureza (dependências, impactos, riscos e oportunidades). No passado, isso foi em grande parte devido à falta de exigências dos governos e reguladores do mercado e a disponibilidade limitada e compreensão sobre ferramentas, métricas e dados. No entanto, ambos estão mudando rapidamente.
O relato corporativo de questões relacionadas à natureza está evoluindo em ritmo acelerado. Várias jurisdições têm – ou estão desenvolvendo – padrões de relatórios relacionados à natureza e regulamentos. As recomendações do TNFD fornecem uma maneira voluntária para as organizações divulgarem suas questões relacionadas à natureza, consistentes com o cenário global na linha de base para relatórios de sustentabilidade, requisitos regulamentares existentes e emergentes e em resposta à crescente demandas dos investidores por mais informações sobre estas questões.
O panorama das ferramentas, métricas e dados relacionados à natureza também está avançando, em parte impulsionado por melhorias nas tecnologias e técnicas. No teste piloto, o quadro do TNFD mostrou que, apesar dos desafios com dados relacionados à natureza, as organizações podem começar com a identificação e avaliação de questões relacionadas usando os conjuntos de dados e análises ferramentais disponíveis hoje. Como esses desafios de dados continuam a ser abordados, mais ferramentas, métricas e dados surgirão.
O TNFD desenvolveu um conjunto de recomendações e orientações adicionais práticas para implementar e incentivar a sua adopção generalizada. As recomendações do Grupo de Trabalho baseiam-se em extensas consultas de mercado e testes piloto durante um período de dois anos. Organizações que testaram o rascunho do quadro do TNFD sublinharam a sua eficácia e pretendem agora tornar padrão as divulgações relacionadas à natureza.
Por onde começar
O TNFD reconhece que a construção de uma compreensão da importância das questões relacionadas com a natureza em uma organização, reunindo as informações necessárias e realizando análises relevantes, levará tempo e recursos. Seja em relação ao clima, ao trabalho moderno, a segurança cibernética ou outros vetores de risco, as organizações estão familiarizadas com a necessidade de se adaptar e evoluir seu gerenciamento de riscos e relatórios corporativos, processos à medida que surgem novas questões e desafios.
À medida que as organizações iniciarem o seu caminho de adoção do TNFD e as questões relacionadas à natureza passarem para os relatórios convencionais, as práticas e técnicas evoluirão rapidamente. Essas melhorias, incluindo dados e analítica, apoiarão a avaliação de questões relacionadas à natureza e apoiarão o aumento da qualidade do escopo das divulgações.
Como interagir com o TNFD
Existem várias formas de envolvimento, desde inscrever-se na lista de correio para receber as últimas notícias e desenvolvimentos, até aderir ao Fórum TNFD, Comunidade de Prática ou registar a sua intenção de adoptar as Recomendações TNFD.
Acesse nosso blog:
Publicações | BiO3 meio ambiente e sustentabilidade (bio3consultoria.com.br)