A abordagem relacionada às Áreas de Alto Valor de Conservação é uma metodologia para identificar e proteger os impactos da mudança no uso da terra. É aplicável globalmente em uma ampla gama de escalas, como em grandes paisagens, fazendas, plantações e pequenas propriedades, em ecossistemas (de florestas à pastagens) e sistemas produtivos.
Diversas certificações sócio ambientais para atendimento a EU RED II, tais como Bonsucro, RSPO, RSB, entre outras utilizam este conceito de A.A.V.C.
A partir do mapeamento dessas áreas, pode-se se tomar decisões racionais de manejo que sejam consistentes com a proteção dos valores ambientais e sociais importantes de uma área florestal.
A análise das mudanças de uso da terra (MUT) tem grande importância, possibilitando um diagnóstico dos impactos gerados na terra, cálculo de emissão de CO2, além de análises dos recursos hídricos. Pode prevenir consequências drásticas para os recursos do local.
É com grande êxito que anunciamos a possibilidade do novo serviço oferecido pela biO3, voltada à área de imagens, de consultoria em Áreas de Alto Valor de Conservação. Atuamos em diversas áreas, sendo elas:
- Áreas de conservação e proteção ambiental, APP, Reserva Legal e vegetação nativa;
- Assentamentos rurais, sítios arqueológicos e áreas utilizadas para expressões culturais e religiosas;
- Recursos Hídricos.
Inserido nas áreas citadas, ainda serão oferecidos produtos como o Mapa Pedológico para auxílio na elaboração das Unidades de Manejo do Solo, Mapa de Recursos hídricos e Mapa Geral com o escopo de Certificação, apresentando as áreas com talhões inelegíveis.
Um Mapa Pedológico é definido pelo “conjunto de informações relacionadas à cartografia temática de solos, como mapas, arquivos vetoriais e documentos” (IBGE). Mapas hidrográficos ou de recursos hídricos representam os rios, lagos, bacias e mares de uma região. Ambos são de suma importância e amplamente utilizados no estudo dos elementos citados, solo e água. Para solos, podem representar suas diversas classificações em todo o país, que dependem de fatores como clima, topografia, material originário, entre outros. Assim como em mapas hidrográficos, que variam não só pelos tipos de recursos hídricos, mas na representação, desde representações de bacias hidrográficas e recursos abundantes, a pequenos rios e formas de abastecimento de devida propriedade.
Para o serviço, atuaremos seguindo alguns pontos, como:
- 1º Análise de Conversão de Uso da Terra (MUT) 2008 – Com mapas A4 por fazendas;
- 2º Análise de Conversão de Uso da Terra (MUT) 2021 – Com mapas A4 por fazendas;
- 3º Mapas A0 de Alto Valor de Conservação.
- Classificação e mapeamento das AAVC’s;
- Diagnóstico de impactos.
Para mais informações sobre o novo serviço oferecido pela biO3 acesse nosso portfólio, contendo uma apresentação completa sobre o tópico, além de outros serviços oferecidos.
Esse é um conteúdo original BiO3. Para conhecer outros conteúdos e áreas de atuação da biO3, acesse aqui.