A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, organizada pela ONU, ocorrerá pela 27° vez dos dias 6 a 18 de novembro, na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito.
A COP-27 é o evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema das mudanças climáticas. Este destaca o objetivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) de conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. A realização da COP27 na cidade verde de Sharm El-Sheikh este ano marca o 30º aniversário da adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Trinta anos e vinte e seis COPs depois, agora há uma compreensão muito mais clara da extensão da potencial crise climática e do que precisa ser feito para enfrentá-la de forma eficaz, segundo a companhia do setor elétrico Neoenergia.
Portanto, além da melhor compreensão, hoje há uma maior união mundial e adesão às causas climáticas, valendo ressaltar que foi em 2015 que o mundo se uniu e mostrou-se a vontade de realizar os compromissos necessários que levaram à adoção bem-sucedida do Acordo de Paris. A ciência existe e mostra claramente a urgência com que deve-se agir para reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa. As emissões mundiais de gases do efeito estufa (GEE) somavam cerca de 51 e 58 bilhões de toneladas de carbono equivalente em 2019, segundo o relatório Emissions Gap Report publicado pela UNEP.
O que se espera
Serão doze dias de sessões e dias temáticos com diversas pautas e conversas guiadas principalmente pelo novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que analisa as vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas, segundo a companhia Neoenergia.
Durante o evento, os países devem definir parâmetros centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.
Contudo, nos 12 dias da COP-27, os participantes vão debater sobre a adaptação climática, mitigação dos GEE, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global. Para informações completas do calendário da COP 27 acesse o site do evento.
Esse é um conteúdo original BiO3. Para saber mais sobre conferências, causas climáticas e temas relacionados, dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco.