



O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) está ganhando destaque na aviação global como uma solução para reduzir emissões de gases de efeito estufa. Certificações e regulamentos, como RSB CORSIA, ISCC CORSIA e o “Aviation ReFuelEU”, são cruciais para garantir a produção responsável e aumentar a demanda por SAF. O Brasil, como segundo maior produtor de etanol, desempenha um papel importante na transição para SAF. A cooperação entre governos, indústria e instituições é essencial. O SAF não só reduz emissões, mas também torna a aviação mais sustentável e competitiva.
O Brasil, com sua vasta capacidade de produção de etanol, tem a oportunidade de liderar a transição para combustíveis de aviação sustentável e desempenhar um papel fundamental na redução das emissões de carbono na aviação global.
As certificações representam importantes ferramentas para qualquer organização que deseja ter uma comunicação apropriada com a sociedade e stakeholders e que almeja se manter firme e com um posicionamento correto.
Atuamos em diversas áreas, sendo elas:
- Biomateriais e Biocombustíveis;
- Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF);
- Cana de açúcar e subprodutos;
- Soja e subprodutos;
- Óleo de palma e subprodutos;
- Fios e tecidos recicláveis.
Roundtable Sustainable Biomaterials (RSB Corsia) e ISCC Corsia são os padrões internacionais em que assessoramos as organizações no setor de Biocombustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF)
AONDE IMPACTAM ESTAS CERTIFICAÇÕES
INDÚSTRIA

ALIMENTOS E RAÇÕES

ENERGIA

PADRÕES ISCC
- ISCC EU: biocombustíveis e combustíveis avançados na União Europeia;
- ISCC PLUS: global, para produtos não-energéticos na Europa e energéticos fora da Europa;
- ISCC Japan FIT: biocombustíveis e biolíquidos no Japão;
- ISCC Solid Biomass Netherlands
- ISCC CORSIA: combustível de aviação sustentável para o programa da ICAO “Carbon Offsetting and Reduction Schemefor International Aviation”
PROGRAMA CORSIA

- CORSIA: programa para redução e compensação de carbono na aviação civil internacional;
- Lançado em 2016 durante a assembleia da ICAO;
- Objetivo de contribuir com a mitigação das mudanças do clima e regular as emissões do setor de aviação;
- Estabelece limites de emissões com base nos níveis de 2020;
- Compromisso de crescimento “carbono neutro” a partir de 2020;
- SAF: ao permitir a redução de emissões, reduz a necessidade de compensações por parte da companhia aérea (ex. compra de créditos de carbono)
Combustível de aviação renovável (produzido a partir de biomassa ou resíduos) e que atende aos critérios de sustentabilidade do CORSIA;
Pode ser misturado ao combustível fóssil, sem necessidade de adaptar a infraestrutura de distribuição e abastecimento;
Não requer adaptações das atuais aeronaves (combustível “drop in”).