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O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) está ganhando destaque na aviação global como uma solução para reduzir emissões de gases de efeito estufa. Certificações e regulamentos, como RSB CORSIA, ISCC CORSIA e o “Aviation ReFuelEU”, são cruciais para garantir a produção responsável e aumentar a demanda por SAF. O Brasil, como segundo maior produtor de etanol, desempenha um papel importante na transição para SAF. A cooperação entre governos, indústria e instituições é essencial. O SAF não só reduz emissões, mas também torna a aviação mais sustentável e competitiva.

O Brasil, com sua vasta capacidade de produção de etanol, tem a oportunidade de liderar a transição para combustíveis de aviação sustentável e desempenhar um papel fundamental na redução das emissões de carbono na aviação global.

As certificações representam importantes ferramentas para qualquer organização que deseja ter uma comunicação apropriada com a sociedade e stakeholders e que almeja se manter firme e com um posicionamento correto.

Atuamos em diversas áreas, sendo elas:

  1. Biomateriais e Biocombustíveis;
  2. Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF);
  3. Cana de açúcar e subprodutos;
  4. Soja e subprodutos;
  5. Óleo de palma e subprodutos;
  6. Fios e tecidos recicláveis.
 

Roundtable Sustainable Biomaterials (RSB Corsia) e ISCC Corsia são os padrões internacionais em que assessoramos as organizações no setor de Biocombustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF)

AONDE IMPACTAM ESTAS CERTIFICAÇÕES

INDÚSTRIA

ALIMENTOS E RAÇÕES

ENERGIA

PADRÕES ISCC

  • ISCC EU: biocombustíveis e combustíveis avançados na União Europeia;
  • ISCC PLUS: global, para produtos não-energéticos na Europa e energéticos fora da Europa;
  • ISCC Japan FIT: biocombustíveis e biolíquidos no Japão;
  • ISCC Solid Biomass Netherlands
  • ISCC CORSIA: combustível de aviação sustentável para o programa da ICAO “Carbon Offsetting and Reduction Schemefor International Aviation”

PROGRAMA CORSIA

  • CORSIA: programa para redução e compensação de carbono na aviação civil internacional;
  • Lançado em 2016 durante a assembleia da ICAO;
  • Objetivo de contribuir com a mitigação das mudanças do clima e regular as emissões do setor de aviação;
  • Estabelece limites de emissões com base nos níveis de 2020;
  • Compromisso de crescimento “carbono neutro” a partir de 2020;
  • SAF: ao permitir a redução de emissões, reduz a necessidade de compensações por parte da companhia aérea (ex. compra de créditos de carbono)
  • Combustível de aviação renovável (produzido a partir de biomassa ou resíduos) e que atende aos critérios de sustentabilidade do CORSIA;

  • Pode ser misturado ao combustível fóssil, sem necessidade de adaptar a infraestrutura de distribuição e abastecimento;

  • Não requer adaptações das atuais aeronaves (combustível “drop in”).