A ISO 14001 é uma norma que define os requisitos para implementar um sistema de gestão ambiental auxiliando as empresas à obter sucesso a longo prazo gerenciando seus aspectos e impactos ambientais e criando alternativas para contribuir para um desenvolvimento sustentável.
Objetivos chaves de um sistema de gestão ambiental conforme ISO 14001:15
- Definir uma estrutura para proteção do meio ambiente;
- Possibilitar respostas as mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas;
- Determinar os requisitos mínimos que permitam alcançar os resultados pretendidos do sistema de gestão ambiental;
- Auxiliar no gerenciamento do atendimento aos requisitos legais aplicáveis;
- Aumentar o desempenho ambiental;
- Controlar e/ou influenciar as partes interessadas utilizando uma perspectiva de ciclo de vida;
- Comunicar as informações ambientais as partes interessadas pertinentes.
As principais mudanças da norma – ISO 14001:15
- Adoção do anexo SL (Estrutura de Alto Nível), que define os requisitos e a estrutura da norma:
- Escopo;
- Referências Normativas;
- Termos e Definições;
- Contexto da Organização (SGA);
- Liderança (Responsabilidade da Direção);
- Planejamento (Responsabilidade da Direção);
- Suporte (Gestão de Recursos);
- Operação (Realização do Produto);
- Avaliação do Desempenho (Medição, Análise e Melhoria);
- Melhoria (Medição, Análise e Melhoria).
- Definição clara dos resultados esperados do SGA, tais como: melhorias do desempenho ambiental, cumprimento de obrigações de conformidade e atingir os objetivos ambientais;
- Adoção do termo obrigações de conformidade que substitui a frase “requisitos legais e outros requisitos” os quais a organização subscreve;
- Requisito explícito de pensamento baseado em riscos: efeitos potenciais adversos (ameaças) e efeitos potenciais benéficos (oportunidades);
- Mais requisitos para a alta direção e demais níveis gerenciais;
- Adoção do termo “Informação documentada” ao invés de “documentos e registros”;
- Novas cláusulas tais como:
- “4.1. Entendendo a organização e seu contexto”;
- “4.2. Entendendo as necessidades e expectativas das partes Interessadas”;
- “5.1. liderança e comprometimento”;
- “6.1. Ações para tratar riscos e oportunidades”;
- “8.1. Terceirização”;
- “9.1. análise e Avaliação”.
- Eliminação de termos e requisitos específicos tais como: “Representante da administração, ação preventiva”;
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