A VALGROUP, uma empresa líder no setor de produção, transformação e reciclagem de plástico, recentemente adotou a certificação ISCC Plus para garantir sustentabilidade em seus processos. O ISCC Plus é um sistema de certificação amplamente reconhecido, que utiliza a abordagem de balanço de massa para atribuir entradas de matéria-prima à saída do produto, assegurando transparência e rastreabilidade. Com esse compromisso, a VALGROUP fortalece a economia circular ao maximizar a reutilização de recursos e minimizar o desperdício, contribuindo significativamente para um futuro mais sustentável.
ISCC Plus e a Economia Circular
ISCC PLUS
O ISCC PLUS é um sistema de certificação voluntária que suporta a transição para uma economia circular e bioeconomia sustentável. Aplicável a diversos setores, como alimentos, ração, produtos químicos e plásticos, ele garante transparência e rastreabilidade das matérias-primas. Benefícios incluem flexibilidade, reconhecimento global e incentivo à melhoria contínua.
Economia Circular
A economia circular busca maximizar o uso eficiente dos recursos, reduzindo o desperdício. Benefícios incluem sustentabilidade ambiental, economia de recursos, criação de empregos, inovação e resiliência econômica. Aplicações abrangem moda, tecnologia, construção civil, agricultura e embalagens.
Aplicações no Setor de Embalagens
- Embalagens Reutilizáveis: Garrafas retornáveis e caixas de transporte duráveis.
- Embalagens Biodegradáveis e Compostáveis: Feitas de materiais como amido de milho e cana-de-açúcar.
- Embalagens Recicláveis: Papel, papelão e plásticos recicláveis como PET e HDPE.
- Redução de Materiais: Design minimalista e embalagens flexíveis.
- Sistemas de Retorno e Reciclagem: Programas de coleta e esquemas de depósito e retorno.
Tecnologia Exxtend™ e o Balanço de Massa ISCC
A VALGROUP em parceria com a Exxon Mobil, possuidora da tecnologia Exxtend™, introduz no mercado global um plástico de reciclagem avançada que pode auxiliar muito a economia circular, pois:
- para cada tonelada de polímeros circulares certificados que vende, evita que mais de uma tonelada de resíduos plásticos tenha outro descarte ao final de sua vida (por exemplo, aterros sanitários e incineração); e
- para cada tonelada de resíduos plásticos que processa, a sociedade reduz a necessidade de processar aproximadamente uma tonelada de matérias-primas de origem fósseis.
A tecnologia Exxtend™ da ExxonMobil é uma abordagem de reciclagem avançada que se utiliza de processos para dividir resíduos plásticos em seus blocos de construção originais. Isso permite a reciclagem de plásticos de maneira mais eficiente e sustentável, contribuindo para a redução de resíduos e a promoção da economia circular.
O processo consiste em permitir que o material reciclado (figura abaixo) entre na cadeia de produção juntamente com o material virgem, ou seja, fruto do processamento de petróleo de base fóssil. Em vez de usar reciclagem mecânica, aonde plásticos usados são cortados e derretidos para formar uma linha limitada de novos produtos, o processo de pirolise da Exxon Mobil usa o calor para transformar resíduos plásticos em nível molecular em matérias-primas para uso na fabricação de uma grande variedade de novos produtos. Estes novos resíduos tem as características similares ao produto virgem.
Fonte: mass_balance_attribution_white_paper (Exxon Mobil)
A metodologia de balanço de massa, como a empregada pelo sistema de certificação ISCC PLUS, lida com essa complexidade ao desenhar uma caixa ao redor de todo o sistema e analisar o equilíbrio entre as entradas e saídas de todo o sistema. A metodologia de balanço de massa quantifica o valor da substituição de matérias-primas de origem fósseis por matérias-primas mais circulares e atribui o impacto benéfico aos produtos produzidos a partir desse sistema complexo.
Por exemplo, de acordo com as disposições obrigatórias da metodologia ISCC PLUS, os recicladores/fabricantes atribuem as matérias-primas utilizáveis, que são produzidas a partir de resíduos plásticos, aos fluxos que podem ser usados para a produção de polímeros, mas apenas até o tamanho físico dos fluxos que fluem dentro do sistema. A integridade da certificação ISCC PLUS baseia-se nestas e em outras condições limite auditáveis.
Parceria com a biO3 Meio Ambiente e Sustentabilidade
A biO3 Meio Ambiente e Sustentabilidade teve a oportunidade de tomar parte deste processo de certificação e se sente recompensada e grata a VALGROUP pela parceria e orgulhosa pelos resultados alcançados.
Com o apoio da biO3, a VALGROUP reforça seu compromisso com a economia circular, elevando a transparência e a rastreabilidade em sua cadeia de produção. Juntas, essas empresas pioneiras estão pavimentando o caminho para um futuro mais verde e sustentável, alinhando-se aos padrões globais de sustentabilidade e inovação. Esta colaboração não só fortalece as credenciais ambientais da VALGROUP, mas também destaca a importância de parcerias sólidas para a construção de um mundo melhor.
Conheça mais sobre ISCC e Economia Circular no nosso Blog.