2_bio3_preto
Search
Close this search box.
PortuguêsEnglishEspañol
Search
Close this search box.

Serviços de Consultoria em Gestão de Resíduos

Por definição, resíduo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércios e residências. Resíduos sólidos, como o nome diz, são materiais não aproveitados que se encontram no estado sólido.

“Os governantes atuais têm um papel crítico na gestão de resíduos, devido aos impactos diretos e indiretos que os mesmos podem causar nos respectivos países. No entanto, a gestão de resíduos deixou de ser um assunto que os governos pudessem internamente resolver de forma integrada: resíduos e pobreza, resíduos e mercado internacional, resíduos e movimentos sociais, resíduos e política, resíduos e economia, resíduos e tecnologia, são exemplos de relações que conferem aos resíduos uma complexidade estrutural que ultrapassa as fronteiras de cada país. ” (Martinho e Gonçalves, 2000, p.15).

A Importância e a Realização da Gestão

As organizações são continuamente cobradas, tanto pelos órgãos governamentais quanto pela sociedade, por práticas mais seguras e sustentáveis sob o ponto de vista ambiental. Demandas cada vez mais crescentes por compromissos com o Meio Ambiente deixam de ser requeridas apenas por exigência legal, e passam a ser cobradas pelos clientes e stakeholders como práticas do dia a dia da empresa.

Assim, seguindo nossa visão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, e cumprindo nossa missão de assessorar clientes na área de meio ambiente e sustentabilidade, através de soluções integradas e efetivas, é com grande êxito que anunciamos que a biO3 oferece o serviço de Gestão de Resíduos, atuando nas áreas de agricultura, indústria e varejo.

A Gestão de Resíduos envolve o mapeamento dos processos de uma empresa, a análise, classificação e quantificação dos resíduos gerados por cada processo, o armazenamento e identificação, e a destinação. São estudadas e desenvolvidas formas estratégicas para lidar com cada resíduo, respeitando suas características e as normas desse processo.

Os principais objetivos são minimizar os impactos negativos decorrentes da geração dos resíduos no meio ambiente, tratando dos desafios da empresa, para evitar custos não esperados e penalizações que podem levar até a inviabilização do negócio.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, determina que a gestão dos resíduos gerados, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, precisa assegurar o reaproveitamento e reciclagem máximos, bem como a redução dos rejeitos, que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para o processo de reciclagem. 

Assim, em parceria com a Pevidor Consultoria temos um Sistema de Gestão de Resíduos (SGR), que proporciona uma série de benefícios e vantagens para um gerenciamento eficaz em todas as etapas da gestão. A Pevidor Consultoria e Gestão Empresarial tem como objetivo fornecer consultoria nas áreas de qualidade, segurança, saúde, meio ambiente e segurança do alimento, além de desenvolver, aprimorar e automatizar Ferramentas e Planilhas de Gestão.

Controle e validade de licenças ambientais, atualização contínua do inventário de resíduos gerados pela empresa e gerenciamento dos estoques de resíduos são apenas alguns dos benefícios do SGR.

Documentos de Destaque

Quando tratamos de gestão de resíduos é preciso lembrar do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, regulamentado pela Lei nº 12.305/2010, um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduo e indica as formas ambientalmente corretas para manejo. O mais atrativo, aos olhos coorporativos, é a vantagem de possibilitar que a empresa lucre com os resíduos gerados no empreendimento. O documento e a recente aprovação da CETESB que estabelece o Termo de Referência para elaboração do PGRS são melhor explicados em estrutura e objetivos no último conteúdo publicado pela biO3, disponível no link. Vale ressaltar, aliando os pontos, que estamos aptos no auxílio e verificação da situação do empreendimento, se se enquadra ou não como obrigado à elaboração do Plano.

Outro conjunto de documentos que merece a atenção devida e em que podemos auxiliar é o PGRSS, Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, que também apresentam ações exigidas pelos órgãos ambientais e vigilância sanitária por parte dos geradores de resíduo de qualquer estabelecimento ligado a área da saúde. Tem objetivos de minimizar ou eliminar a geração de resíduos, e garantir seu correto encaminhamento, visando a proteção dos trabalhadores, do meio ambiente e da saúde pública (para isso há a obrigação do monitoramento desde a geração até disposição final do resíduo, avaliando os possíveis riscos).

O CADRI, expedido pela CETESB e o Inventário CONAMA 313, são outros documentos, além de instrumentos, de interesse ambiental que abordam o encaminhamento, características e disposição final dos resíduos produzidos.

Se houve interesse no serviço e gostaria de saber mais sobre a importância, origem, características e objetivos de cada documento citado, clique aqui para acessar nosso portfólio completo.

Esse é um conteúdo original biO3. Para ter acesso à outros conteúdos, saber mais sobre outros serviços realizados pela biO3, e entrar em contato, clique aqui.