mais lidas

categorias

newsletter

NOSSO CANAL

TODAS AS PUBLICAÇÕES

Cursos e Treinamentos

O programa de formação de competências visa proporcionar o desenvolvimento sistemático de competências técnicas e de gestão pautadas pela sustentabilidade.

O curso pretende assegurar uma sólida formação, conferindo os instrumentos e as habilidades para gerirem as suas organizações em ambiente de crescente complexidade e exigência para negócios guiados por estratégias sustentáveis.

O conteúdo é personalizado de acordo com as necessidades da organização. Os módulos oferecidos podem ser condensados em um programa customizado de competências.

Nossos conteúdos:

Uma das condições para uma sociedade em equilíbrio passa especialmente pela educação ambiental. Aqueles que desejam contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, ecologicamente equilibradas e socialmente justas devem se preparar.

Como? Especializando-se, aprofundando-se no debate, capacitando-se para implantar processos participativos de intervenção e transformação dos espaços.

Este curso fornece subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de estratégias voltadas para a educação ambiental.

A sustentabilidade pode ser entendida como uma nova forma de agir, pensar e se relacionar com o meio. Está na utilização dos recursos naturais de forma inteligente para que se mantenham disponíveis.

Está também na forma como uma sociedade planeja seu futuro pensando na qualidade de vida da população ou como uma organização planeja seu negócio visando reduzir os impactos negativos que seus processos e produtos podem causar.

Pensar em uma agenda de sustentabilidade é agir para vencer os desafios do presente e antecipar os desafios do futuro.

Uma agenda de sustentabilidade coloca as organizações perante à desafios complexos, mas é também uma oportunidade para aumentar a competitividade de uma empresa.

Este curso fornece subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de estratégias voltadas para a sustentabilidade.

Meio ambiente pode ser definido como um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que permite a vida em suas mais diversas formas.

Todas as pessoas têm direito a um meio ambiente equilibrado. Sendo assim, a sua preservação é essencial.

Para tanto, é fundamental que as organizações tenham conhecimento sobre os recursos naturais envolvidos em seus processos e produtos, de forma direta ou indireta.

Isso a ajudará a internalizar os impactos que não são normalmente contabilizados, resultando em uma análise mais ampla de toda a cadeia de entrada e saída, e fará com que a organização entenda seu papel socioambiental na sociedade.

Este curso fornece subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de estratégias voltadas para a gestão de recursos e meio ambiente pela organização.

Um bom sistema de gestão possibilita não só a eficiência na execução e controle de tarefas dentro de uma organização.

Ele padroniza os processos operacionais e constrói uma estrutura capaz de analisar e corrigir erros, garantindo um sistema de melhoria contínua.

Pensando nas pessoas, a organização e suas equipes poderão se dedicar mais às estratégias que visam o crescimento e o desenvolvimento do negócio, confiantes dos retornos seguros de informações do seu sistema de gestão.

Além de bons procedimentos e estrutura adequada à organização, são necessários profissionais capazes de geri-lo e, quando necessário, corrigir deficiências.

Este curso fornece subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de estratégias para a implementação e gestão de um sistema organizacional.

Mais informações

Certificações Socioambientais

Roundtable of Sustainable Biomaterials
Roundtable on Sustainable Palm Oil

Toda organização precisa ter uma gestão competente para sobreviver e crescer. Ter uma gestão eficiente, por si só, não é uma condição única para uma organização ter um bom posicionamento.

Comunicar-se apropriadamente com a sociedade é fundamental para qualquer organização que almeja se manter firme e com um posicionamento correto. Nesse contexto, as certificações socioambientais são ferramentas poderosas.

As certificações são ferramentas para comunicar aos stakeholders que a organização segue boas práticas, colocando em prática sua visão, missão e valores mediante comprovação formal, seja para demonstrar internamente na organização a sua forma de ser ou externamente para a sociedade em geral.

  • Diagnóstico da Organização e Revisão Estratégica;

  • Avaliação do Atendimento de Requisitos Legais;

  • Mapeamento e padronização do balanço de massa para cadeia de custódia e rastreabilidade;

  • Avaliação e implementação de Programas para Pagamento de Serviços Ambientais – PSA;

  • Suporte para adequação aos padrões de produção, cadeia de custódia e rastreabilidade;

  • Auditoria Internas e Análises Críticas;

  • Benchmarkings e padronização de indicadores entre certificações;

  • Identificação de Áreas de Alto Valor de Conservação;

  • Programa de Gestão Ambiental – PGA;

  • Levantamento de dados para planilha de intensidade de carbono;

  • Avaliação dos Serviços do Ecossistema.

Mais informações

Economia Circular

Nossa visão

A economia circular é uma nova forma de pensar em um novo modelo de negócio, no futuro e como nos relacionamos com o meio em que vivemos, com o objetivo claro de preservar o capital natural.

O modelo linear gera um volume sem precedentes de resíduos descartados e potencialmente poluidores. Já a ideia de uma economia circular vem para nos ajudar a superar esses dilemas e criar novas formas de habitar nosso planeta.

Este novo relacionamento com nossos bens e materiais economizaria recursos e energia e criaria novas oportunidades localmente. A economia circular oferece um novo modelo de pensamento e organização social e econômica, é uma ideia mobilizadora, que sinaliza a possibilidade de interações benéficas entre os seres humanos e o planeta, em uma visão positiva de futuro.

O que entregamos:

Para desenvolver o conceito é necessário sensibilização e engajamento. Para isso, capacitar os indivíduos sobre estratégias e práticas de economia circular é o ponto inicial da trajetória de transição.

Desenvolver um pensamento circular é o próximo passo para o estabelecimento de uma cultura circular na organização, que seja longínqua e transversal. O alinhamento com o mindset para economia circular e inovação sustentável são competências essenciais para iniciar o desenvolvimento da estratégia de negócios.

Neste ponto, a estratégia é determinada por meio da integração de toda a organização. Um circular scan (mapeamento e diagnóstico) é realizado e são traçados as linhas de base. O resultado é um roadmap integrado para que cada setor envolvido possa alcançar os resultados traçados.

O ciclo se fecha com o desenvolvimento de um Plano de Monitoramento e Avaliação de desempenho de produtos, operações e modelos de negócios. Nesta etapa, utilizamos a linha de base traçada nas etapas anteriores para medir o grau de circularidade alcançado e definir metas e objetivos para alcance.

Mais informações

Sustentabilidade

A sustentabilidade está diretamente relacionada a utilização dos recursos de forma inteligente para que se mantenham disponíveis para as próximas gerações. E, além do usual, ela está na elaboração de estratégias de negócios, no modo de produzir e consumir e na forma de se relacionar com a sociedade.

Para uma organização adotar uma agenda de sustentabilidade, é estar disposta a trabalhar com desafios complexos, mas também é ter um maior conhecimento das suas operações e seus impactos, de ter a possibilidade de criar oportunidades e aumentar a sua competitividade, e algo bastante importante, ser transparente perante a sociedade.

O que fazemos:

A gestão de negócio é uma prática que deve ser adaptada constantemente a realidade que surge. É uma nova realidade relacionada a mapear o grau de identidade da organização e como a organização e seus negócios planejam adotar novos modelos e operações.

Para isso, é importante entender que é necessário gerar valor compartilhado entre os diversos atores da sociedade, criar e manter parcerias e cooperações que sejam capazes de aumentar a rede de influência e impacto positivo, buscando sempre o maior crescimento com o menor impacto possível as estruturas socioambientais. .

O que entregamos

  • Mapeamento e elaboração de estratégias para transição e gestão da mudança para padrões de sustentabilidade e atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Mapeamento de riscos em sustentabilidade;
  • Due dilligences socioambientais para análises de desempenho para financiamentos, investimentos, fusões e aquisições;
  • Elaboração de programas de emissão de títulos verdes (Green Bonds Principles);
  • Definição de Indicadores de Performance e apoio a índices como ICO, ISE, DJSI, ANEEL;
  • Elaboração de relatórios de sustentabilidade e matriz de materialidade;
  • Construção de estratégias para relacionamentos com as partes interessadas e análise de potencial de riscos envolvidos.

Um negócio sustentável está além da sua capacidade de gestão interna. Mapear fraquezas e potenciais oportunidades na cadeia de suprimentos garante que os negócios, processos e produtos tenham rastreabilidade, confiabilidade e transparência.

E, para isso, a colaboração é uma das chaves para um crescimento sustentado. Parcerias entre fornecedores e organização geram um ambiente de inovação e possibilitam novos caminhos e oportunidades.

O que entregamos

  • Plano de Gestão e Monitoramento da Conformidade dos Fornecedores Contratados;

  • Elaboração de requerimentos e desenvolvimento de contratos;

  • Capacitação de fornecedores;

  • Auditoria de Segunda Parte.

Na criação de um novo projeto, o processo de elaboração pautado pela sustentabilidade é praticamente o mesmo. No entanto, um negócio pode se adequar as necessidades atuais, como boas práticas de sustentabilidade, enquanto um projeto pode ser criado desde as primeiras linhas com uma forte influência da sustentabilidade.
Para isso, ferramentas de gestão de projetos e aplicação de conceitos estão disponíveis para garantir que um processo ou produto, ou uma nova linha de negócios seja fundada em uma estrutura sustentável de grande impacto social, econômico e ambiental quando lançada no mercado.

O que entregamos

  • Avaliação do ciclo de vida de produtos, processos e serviços e relatórios de análise e comparação;

  • Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Norma ISO 14064 e o Protocolo GHG);

  • Elaboração de indicadores sustentáveis de produtos, processos ou serviços;

  • Mensuração dos possíveis impactos ambientais causados por materiais, processos ou serviços;

  • Planos de redução de perdas, eficiência produtiva e melhoria contínua;

  • Projetos de Redução de Emissões Voluntárias e Compensação de Emissões;

  • Elaboração de estratégias sustentáveis de gerenciamento de emissões e redução de custos das operações;

  • Elaboração de projetos de adequação ao REDD+;

Mais informações

Sistemas de Gestão

Ter um sistema de gestão em funcionamento é importante. Sua adoção propicia uma avaliação integrada para identificar os impactos e riscos socioambientais e as oportunidades de projetos e processos de toda a organização. ​

Um sistema de gestão se traduz no engajamento efetivo dos stakeholders por meio da divulgação de informações relacionadas a companhia e seus interesses. E da consulta sobre assuntos que afetam diretamente os negócios e a comunidade.

Internalizar as externalidades é essencial. E, um sistema de gestão é o mecanismo que possibilita a integração das operações e processos do negócio com o gerenciamento sustentável e eficiente, para criar um ambiente de desenvolvimento e melhoria contínua que possibilite o controle, a transparência e a rastreabilidade.

  • Diagnóstico Inicial (GAP Analysis)
  • Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais
  • Identificação e Avaliação de Perigos e Riscos Ocupacionais
  • Avaliação de Conformidade Legal
  • Implantação de Sistemas de Gestão
  • Auditorias Internas e de Segunda Parte (Cadeia de Suprimentos)
  • Identificação de Riscos e Oportunidades
  • Mapeamento de Processos
  • Mapeamento e Identificação do Contexto da Organização
  • Definição e Integração de documentos relacionados ao Sistema de Gestão Integrado

Mais informações